segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Idade ideal para comessar a ensinar inglês para crianças

Antes mesmo de entrar na escola, como observadoras atentas do cotidiano, as crianças já estão expostas à língua inglesa: on, off, shopping, pet shop, pause, Backyardigans, Discovery, Cartoon e Nickelodeon, por exemplo, são algumas palavras corriqueiras presentes no dia-a-dia delas.

Mas qual é a idade certa para começar a aprender formalmente uma língua estrangeira? Maria Irene Maluf, conselheira vitalícia da Associação Brasileira de Psicopedagogia e editora da revista Psicopedagogia, explica que há duas vertentes sobre essa questão. Uma diz que a criança deve começar a aprender uma segunda língua o mais cedo possível, pois sua condição neurológica é favorável a isso, já que a formação de sinapses é mais numerosa nos primeiros anos de vida. “Quem defende essa tese costuma citar a Suíça, país em que as crianças aprendem três línguas ao mesmo tempo, e nada de ruim acontece ao desenvolvimento delas.”
Gosto de dizer que a gente não ensina inglês para as crianças, elas é que adquirem o idioma no famoso efeito-esponja. Naturalmente. Assim como aprendem o português”, diz Célia Tilkian, diretora pedagógica da Escola Play Pen/Cidade Jardim. Ela explica que, apesar de a escola ser bilíngüe, a grande maioria dos alunos tem pais brasileiros; por isso, as crianças são alfabetizadas primeiramente em português, a partir dos 6 anos de idade. Aos 7, quando já lêem e escrevem na língua materna, eles fazem a transferência para o inglês. “Independentemente da língua, você é alfabetizado apenas uma vez na vida, o que a criança faz depois é transferir o conhecimento de uma língua para outra”, explica ela.

REFERÊCIA:
Revista da Cultura, ll de Junho de 2008. Reportagem: Infantis em inglês: A idade ideal para aprender umoutras línguas. Por Paula medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário