terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Sobre o Projeto: Um Contato Lúdico Com a Língua Inglesa

Trata-se de um projeto de estensão universitária idealizado para crianças que estejam no 5º ano do Ensino Fundamental e que ainda não tiveram contato com a Língua inglesa.

Idealizei este projeto a partir de pesquisa feita na Escola Municipal Gilberto Cardoso, no Bairro Monte Castelo, em Teixeira de Freitas -BA, com uma turma de 37 alunos, onde verifiquei que a maioria tinha vontade de aprender inglês, mas tinha medo de não conseguir, por pensar ser difícil e inacessível. Além de demostrar estar temerosos de ter a disciplina inserida no currículo do próximo ano letivo, 6° ano.

Assim, após perceber esta dificuldade e este temor, propus-me a desenvolver um projeto onde os alunos tivessem um contato Lúdico com a Língua inglesa, o quanto antes, para que o aprendizado acontecesse de forma natural, e acima de tudo, prazerosa.

O propósito deste projeto é, portanto, diminuir os bloqueios que os alunos, possivelmente, terão quando tiverem a Língua inglesa como disciplina, e apresentar a professores as vantagens que se tem ao trabalhar de forma lúdica a Língua Inglesa, visto que a ludicidade proporciona uma maior interação entre o estudante e o aprendizado, fazendo com que os conteúdos fiquem mais fáceis aos olhos dos alunos, os quais se interessam mais pelas aulas. Pois o lúdico pode trazer descontração e entreterimento, fazendo com que os estudantes sintam-se mais à vontade e mais motivados à aprender.

Fazer com que os alunos cheguem ao 6º ano com uma visão mais amena da Língua Inglesa, implica em desenvolver neles o sentimento de segurança, e fazê-los perceber que através do conhecimento de uma nova língua, eles poderão conhecer melhor o mundo em que vivem e participarem de sua transformação, no sentido de construirem para sí um mundo mais justo e igualitário, onde as diferenças de raça, cultura e outras, sirvam para somar e não para diminuir.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Idade ideal para comessar a ensinar inglês para crianças

Antes mesmo de entrar na escola, como observadoras atentas do cotidiano, as crianças já estão expostas à língua inglesa: on, off, shopping, pet shop, pause, Backyardigans, Discovery, Cartoon e Nickelodeon, por exemplo, são algumas palavras corriqueiras presentes no dia-a-dia delas.

Mas qual é a idade certa para começar a aprender formalmente uma língua estrangeira? Maria Irene Maluf, conselheira vitalícia da Associação Brasileira de Psicopedagogia e editora da revista Psicopedagogia, explica que há duas vertentes sobre essa questão. Uma diz que a criança deve começar a aprender uma segunda língua o mais cedo possível, pois sua condição neurológica é favorável a isso, já que a formação de sinapses é mais numerosa nos primeiros anos de vida. “Quem defende essa tese costuma citar a Suíça, país em que as crianças aprendem três línguas ao mesmo tempo, e nada de ruim acontece ao desenvolvimento delas.”
Gosto de dizer que a gente não ensina inglês para as crianças, elas é que adquirem o idioma no famoso efeito-esponja. Naturalmente. Assim como aprendem o português”, diz Célia Tilkian, diretora pedagógica da Escola Play Pen/Cidade Jardim. Ela explica que, apesar de a escola ser bilíngüe, a grande maioria dos alunos tem pais brasileiros; por isso, as crianças são alfabetizadas primeiramente em português, a partir dos 6 anos de idade. Aos 7, quando já lêem e escrevem na língua materna, eles fazem a transferência para o inglês. “Independentemente da língua, você é alfabetizado apenas uma vez na vida, o que a criança faz depois é transferir o conhecimento de uma língua para outra”, explica ela.

REFERÊCIA:
Revista da Cultura, ll de Junho de 2008. Reportagem: Infantis em inglês: A idade ideal para aprender umoutras línguas. Por Paula medeiros.